O método Seis Sigma tem sido aplicado com êxito em processos de melhorias operacionais de processos. Após adaptações comprovadas, também tem sido utilizado como método de projetos de melhoria de processos em áreas administrativas e gerenciais, inclusive precificação. Este fato auxiliou no desenvolvimento de uma abordagem proativa para a determinação estratégica de preços, possibilitando melhoria na lucratividade.
O método é dividido em seis etapas que chamamos de DMAIIC: Definição, Medição, Análise, Inovação, Implementação e Controle.
Passe o cursor pelas etapas para conhecer seus detalhes:
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Definição
Integração QuantiZ e mapeamento dos macroprocessos ligados a pricing e vendas.
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Mensuração
Entrevistas internas e externas com clientes, identificação das principais informações a serem levantadas, design de pesquisa de mercado, coleta e preparação de dados.
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Análises
Utilização de software estatístico para análise de dados (regressões, capability six pack, value maps, entre outras), levantamento de oportunidades, priorização de ‘key issues’ e apresentação do diagnóstico.
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Inovação
Desenvolvimento das propostas de soluções inovadoras e eficazes para as oportunidades identificadas na etapa de diagnóstico. Abordagem teórica e adaptação prática de ferramentas e técnicas de pricing reconhecidas mundialmente.
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Implementação
Implementação de quick wins e definição de planos de ação para demais soluções aprovadas com cronograma e utilização da abordagem de Change Management para garantirmos a implementação. Criação de ferramentas e material de apoio a vendas, treinamento da equipe comercial, matriz de risco, apresentação de novos processos, políticas e estratégias.
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Controle
Criação de painel de controle para os novos processos com identificação de variáveis chaves, responsáveis e contingência. Trata-se de um processo contínuo realizado pela própria empresa.