Certifique-se que seus preços estejam sendo comunicados corretamente ao mercado. Qualquer erro nessa comunicação pode afetar a credibilidade da sua empresa.
Caso realize uma pesquisa de preços, divulgue o resultado à equipe de vendas. Isso ajuda construir confiança da equipe na sua estratégia de preços.
Não tenha o preço como principal problema caso as vendas não estejam bem. Baixar os preços pode não ser o melhor plano de ação.
Reveja seus níveis de preços para ter certeza que não está «deixando dinheiro sobre a mesa». Pesquisas têm mostrado que alguns produtos vendem mais unidades com um preço maior.
Inclua a equipe de vendas no processo de desenvolvimento da estratégia de preços. Isso melhora a aceitação e diminui os bloqueios assim que a nova estratégia for implementada ao mercado.
Forneça preços adequados a cada canal / segmento / cliente. Fique atento para sempre fornecer o preço que seus clientes considerem justo, o chamado «fair price».
Elabore perguntas a fim de conhecer a real necessidade dos clientes. Caso faça a conexão entre a necessidade dos clientes e o que a empresa oferece, descontos podem não ser necessários.
Nunca tenha como discurso um «aumento de preços». O foco sempre deve ser em «valor».
Inclua um tópico de Estratégia de Preços como parte do seu Business Plan. Quanto mais específico o direcionamento,melhor.
Não crie mecanismos extremamente burocráticos e lentos para tomada de decisão de descontos que sejam aceitáveis.
Utilize cenários e simulações para testar sua estratégia competitiva de preços
Meça o desempenho das margens de sua equipe de vendas e recompense os de melhor desempenho.
Implementar um aumento de preços pode ser feito de diversas maneiras. Por exemplo, considere redução de descontos para os segmentos menos rentáveis.
Pesquise sobre modelos e tecnologias de otimização de preços que estão começando a ser implementados em diversas indústrias.
Esteja atento para aqueles clientes que reclamam toda vez que compram algo com a intenção de obter descontos.
Tenha alguns indicadores de desempenho para medir a efetividade de seus preços. Eles lhe fornecerão controle e confirmarão se todos estão seguindo a política comercial adotada.